A Espiritualidade dentro da Medicina
Com o objetivo de estudar o ser humano em uma amplitude multidimensional e espiritual, o pioneiro curso de Medicina e Espiritualidade da Universidade Federal do Ceará tem tido muita aceitação dos alunos. Com duração de 20 horas, o curso é opcional dentro da faculdade de medicina e eles aprendem a lidar com a espiritualidade dentro da medicina e reavaliar a posição do médico diante das dificuldades clínicas.
De acordo com Dra. Eliane Oliveira, coordenadora do curso, a perspectiva da disciplina visa explicar aos futuros médicos que o ser humano é biopsicosocial, indivisível e que a espiritualidade é o eixo de pensamento para o paradigma do espírito.
São abordados temas complexos como os estudos de reencarnação, tanologia (que aborda o ser humano como transcendente a deteriorização física), oncologia e espiritualidade, paradigma quântico, EQM (experiência de quase-morte), regressão, entre outros.
No final do curso, os alunos passam por uma avaliação e fazem uma auto-avaliação, na qual muitos questionam o paradigma médico, a medicina e espiritualidade.
Segundo a Dra. Eliane, a espiritualidade ultrapassa as ciências e requer atitude aberta, tolerância, diálogo e auto-superação. A fé ajuda nos trabalhos clínicos como na conciliação com o paciente, no tratamento do estresse e aceitação de tratamentos.
Como exemplo, a Dra. Eliane contou que na cidade de Macaé (CE), por exemplo, um rezador de 77 anos trabalha em conjunto com os médicos, dentro de um posto de saúde do Sistema Único de Saúde. Após a união da medicina tradicional e o rezador, os pacientes dizem que, se os médicos acreditam em suas crenças, fica mais fácil o tratamento.
A vida é um bem indisponível e é inegável que novos tempos requerem uma nova ciência.
Fonte: amebrasil.org.br
*** ***
Veja uma entrevista com a Dra. Eliane Oliveira, professora e coordenadora do curso citado acima: CLIQUE AQUI
Conheça as Universidades do Brasil que oferecem cursos na área de Medicina e Espiritualidade: CLIQUE AQUI