___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

Doenças: causas e profilaxia



"Na raiz de qualquer enfermidade encontra-se a distonia do Espírito, que deixa de irradiar vibrações harmônicas, rítmicas, para descarregá-las com baixo teor..."
- Joanna de Ângelis -



Há que se conhecer os mecanismos do equilíbrio da Vida a fim de evitar-se as situações que possam levar à desarmonia no meio ambiente em que vivemos, provocando as grandes quedas nas distonias geradoras de males sem conto...



Trabalho, meditação, vigilância e oração são termos da equação da harmonia.



Emmanuel enumera algumas situações nas quais, imprevidentemente, resvalamos, caindo no domínio da perturbação e da sombra. São elas:



"Cabeça desocupada; mãos improdutivas; palavra irreverente; conversa inútil; queixa constante; opinião desrespeitosa; tempo indisciplinado; atitude insincera; observação pessimista; gesto impaciente; conduta agressiva; comportamento descaridoso; apego demasiado; decisão facciosa, comodismo exagerado; afeição intemperante..."



No mesmo patamar dos estudos costumeiramente realizados por André Luiz e Manoel P. de Miranda, respectivamente através das mediunidades de Francisco C. Xavier e Divaldo P. Franco, vem agora Joanna de Ângelis, por intermédio deste, afirmar:



“A vida orgânica é resultado da harmonia vibratória do ser que equilibra as células nos campos onde se aglutinam, dando forma aos órgãos e estas ao corpo físico, com suas complexidades, através das quais exterioriza o psiquismo.



Um erro de comunicação entre a consciência e o corpo favorece a desorganização molecular, propiciando a instalação de doenças.



Em razão da causalidade física, moral ou emocional, o distúrbio surgirá nos equipamentos correspondentes, daí decorrendo os fenômenos perturbadores.



A energia vitalizadora que o Espírito irradia, preservando a harmonia psicofísica, resulta dos pensamentos e atos a que o mesmo se afervora.



A enfermidade de qualquer natureza é uma guerra que se apresenta nas paisagens do ser. Encontrando dissonantes os campos vibratórios que constituem os equipamentos da maquinaria humana, instalam-se as colônias microbianas perniciosas, que passam a predominar no organismo. Os macrófagos, encarregados de defender as outras células, face à deficiência energética deixam-se destruir e perdem a força que os vitaliza, cedendo espaço aos invasores maléficos.



(...) Na mesma ordem estão os conflitos, os transtornos psicológicos, os distúrbios fóbicos e outros da área psiquiátrica. Mesmo quando a sua psicogênese se encontra na hereditariedade, nos fatores estressantes, nos sócio-econômicos, nos psicossociais e emocionais, as causas reais se originam do ser espiritual, que é sempre o agente de todos os acontecimentos que dizem respeito ao ser humano.



Esse feixe de energia pensante, que é o Espírito, age, e, ao fazê-lo, preserva a capacidade que lhe é peculiar ou perturba-a de acordo com o direcionamento das suas manifestações.



Exteriorizada a ação, mental ou física, ondas de energia carregadas de força viajam no rumo que objetiva, e, conforme a sua qualidade - positiva ou negativa - potencializa ou desconectam os núcleos do corpo intermediário - perispírito - resultando em capacidade de saúde ou receptividade a doenças.



Para o tentame do reequilíbrio e bem-estar, a interiorizarão do ser e o pensamento carregado de amor constituem os valores que reparam as engrenagens supersensíveis do modelo organizador biológico, restabelecendo-lhe a harmonia e, no caso psíquico, refazendo os campos nos quais se movimentam os neuropeptídios e outras células nervosas.



Todo conflito procede do ser que pensa, do direcionamento das suas aspirações, das suas atitudes próximas como remotas.



(...) Nunca será demasiado propor-se elevação moral e renovação espiritual ao ser humano, autor do próprio destino, considerando-se que, de acordo com aquilo que aspire e faça, proporcionará a si mesmo, hoje ou mais tarde, o resultado da sua escolha.



Introspecção, alegria, reflexão, cultivo de idéias superiores, oração, constituem terapias avançadas, com os seus efeitos vibracionais positivos, em favor de quem os mantenha, produzindo saúde pela recomposição do equilíbrio psicofísico.”




Referências Bibliográficas:


  • Emmanuel/Xavier, F.C. "Caminho Espírita" - Capítulo 36 – FEB.
  • Joanna de Ângelis/Franco, D.P. "Auto-conhecimento" - Tomo 2 - LEAL



Artigo retirado da Revista “O Consolador



Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

IP
Este blog é melhor visualizado no Firefox!
Firefox

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP