___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

Vontade



Comparemos a mente humana — espe­lho vivo da consciência lúcida — a um grande escritório, subdividido em diversas seções de serviço.



Aí possuímos o Departamento do Dese­jo, em que operam os propósitos e as aspi­rações, acalentando o estimulo ao trabalho; o Departamento da Inteligência, dilatando os patrimônios da evolução e da cultura; o Departamento da Imaginação, amealhando as riquezas do ideal e da sensibilidade; o Departamento da Memória, arquivando as súmulas da experiência, e outros, ainda, que definem os investimentos da alma.



Acima de todos eles, porém, surge o Gabinete da Vontade.



A Vontade é a gerência esclarecida e vi­gilante, governando todos os setores da ação mental.



A Divina Providência concedeu-a por auréola luminosa à razão, depois da labo­riosa e multimilenária viagem do ser pelas províncias obscuras do instinto.



Para considerar-lhe a importância, bas­ta lembrar que ela é o leme de todos os tipos de força incorporados ao nosso conheci­mento.



A eletricidade é energia dinâmica.



O magnetismo é energia estática.



O pensamento é força eletromagnética.



Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugam-se em todas as manifestações da Vida Universal, criando gravitação e afinida­de, assimilação e desassimilação, nos cam­pos múltiplos da forma que servem à romagem do espírito para as Metas Supremas, traçadas pelo Plano Divino.



A Vontade, contudo, é o impacto deter­minante.



Nela dispomos do botão poderoso que decide o movimento ou a inércia da máquina.



O cérebro é o dínamo que produz a ener­gia mental, segundo a capacidade de refle­xão que lhe é própria; no entanto, na Von­tade temos o controle que a dirige nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que co­mandam os problemas do destino.



Sem ela, o Desejo pode comprar ao eng­ano aflitivos séculos de reparação e sofri­mento, a Inteligência pode aprisionar-se na enxovia da criminalidade, a Imaginação pode gerar perigosos monstros na sombra, e a memória, não obstante fiel à sua função de registradora, conforme a destinação que a Natureza lhe assinala, pode cair em deplo­rável relaxamento.



Só a Vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito.



Em verdade, ela não consegue impedir a reflexão mental, quando se trate da cone­xão entre os semelhantes, porque a sintonia constitui lei inderrogável, mas pode impor o jugo da disciplina sobre os elementos que administra, de modo a mantê-los coesos na corrente do bem.



Emmanuel - Do livro “Pensamento e Vida” – Francisco Cândido Xavier


Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

IP
Este blog é melhor visualizado no Firefox!
Firefox

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP