___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

Fluido Vital é o mesmo que Magnetismo Animal?



Sim. Fluido Vital, termo usado nos livros de Allan Kardec, é exatamente o Magnetismo Animal, criado pelo médico Franz Anton Mesmer no século 18.



Quando se segura dois ímãs, aproximando-os pelos pólos iguais, eles se repelem, dando a impressão de duas superfícies invisíveis se tocando. Mesmer fez uso dessa experiência simples e muito conhecida na época para, por analogia, explicar que os seres estão interligados por seus pensamentos, por um meio invisível natural, uma força imperceptível pelos sentidos comuns. A esse meio Mesmer deu o nome de magnetismo animal, pois relaciona-se à vida orgânica.



Algumas décadas depois, estudando esse fenômeno, o criador da homeopatia, Samuel Hahnemann (1755-1843), fez uso do termo energia vital. Aliás, Hahnemann estudou o magnetismo, que qualificou como “esse maravilhoso e inestimável presente com que Deus agraciou o homem”, e incorporou essa terapia à prática homeopática. Rivail (que depois adotaria o pseudônimo Allan Kardec), por sua vez, era magnetizador, e estudou essa ciência por 35 anos antes de iniciar a pesquisa espírita.



O fluido vital é a energia intermediária entre o corpo físico e o perispírito (corpo espiritual). Todos os fenômenos que envolvem energia no organismo são conhecidos e explicados pelos processos físico-químicos. Então, qual a função da energia vital? Essa energia tem como função manter o perispírito ligado a cada uma das 100 trilhões de células do corpo humano adulto. Essa ligação une o corpo biológico à alma, sede da vontade e razão.



Quando a medicina conhecer toda essa complexidade da fisiologia humana terá em suas mãos recursos formidáveis para a recuperação da saúde, por um tratamento natural, ao alcance de todos.




Fonte: Revista Universo Espírita, ed.40.


Retirado do Blog Aprender para Evoluir


Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

IP
Este blog é melhor visualizado no Firefox!
Firefox

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP