___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

Mesmer e o Fluido Universal


A primeira apresentação pública das idéias de Mesmer foi feita no dia 27 de Maio de 1766, na Universidade de Viena, com a sua tese de doutorado, Da influência dos planetas sobre o corpo humano. Seguindo o costume da época, o trabalho foi originalmente redigido em latim: Dissertatio physico-medica de planetarum influxu in corpus humanum. Neste texto, ele utilizou pela primeira vez o conceito de fluido universal.



Mesmer compreendia, desde sua tese de doutorado, as relações íntimas entre o fluido magnético animal, a eletricidade e o magnetismo mineral, pois todos eles são tirados do fluido universal. Esta hipótese foi confirmada depois pela doutrina espírita – na questão 427 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questiona aos espíritos: “De que natureza é o agente que se chama fluido magnético?”, e eles responderam: “Fluido vital, eletricidade animalizada, que são modificações do fluido universal.”



Mesmer explicava que, para perceber os fenômenos do magnetismo animal, é preciso fazer uso de um novo sentido:



“O magnetismo animal deve ser considerado nas minhas mãos como um sexto sentido artificial. Os sentidos não se definem nem se descrevem: eles sentem. Seria em vão ensinar um cego de nascença a teoria das cores. É necessário fazê-lo ver, ou seja, sentir [...] Ele deve em primeiro lugar se transmitir pelo sentimento. O sentimento e apenas ele pode tornar a teoria inteligível. Por exemplo, um dos meus doentes, acostumado a provar os efeitos que produzo, tem, para me compreender, uma disposição a mais do que o restante do homens.” (MESMER, 1781)



De acordo com a teoria do magnetismo animal, o fluido é perceptível apenas pelo sexto sentido, ou sentido espiritual, como foi definido posteriormente por Allan Kardec, na doutrina espírita.



Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

IP
Este blog é melhor visualizado no Firefox!
Firefox

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP