___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

Os Centros de Força – Parte 2 de 3


Em geral estudam-se sete Centros de Força, que se vinculam, no corpo físico, a sete importantes centros do organismo humano, quais sejam:


  • · Centro genésico ou básico


Situa-se próximo à região genésica. Está relacionado aos plexos hipogástrico e sacral. É responsável pelo funcionamento dos órgãos de reprodução, bem como das emoções sexuais e energias criativas.



É responsável não só pela modelagem de novos corpos físicos como pelos estímulos criadores com vistas ao trabalho, à associação e a realização entre as almas.



São essas energias sexuais, quando equilibradas, que levam os homens a pesquisar no campo da ciência e da tecnologia com vistas a descobrir remédios, vacinas, inventar aparelhos e máquinas que visem a melhorar a qualidade de vida dos homens. Levam também as pessoas a criarem no ramo das Artes, da Literatura ou em qualquer outro ramo cultural ou educacional. Quando equilibradas, levam as pessoas a se dedicarem a obras beneméritas, a se associarem para promover os homens socialmente, para estabelecerem a paz e a concórdia entre a humanidade, defenderem a natureza, etc.



Quando a pessoa deixa de canalizar as energias sexuais somente para o erotismo, maior ampliação terá das forças sexuais em inúmeras atividades para o bem. Vai havendo maior diversificação na canalização dessas energias, que poderão ser direcionadas para o trabalho em benefício do próximo, para o campo da Ciência, da Cultura, da Mediunidade, entre outros.


  • · Centro gástrico ou umbilical


Situa-se próximo ao estômago. Relaciona-se com o plexo solar. É responsável pelo funcionamento do aparelho digestivo, pela assimilação de elementos nutritivos e pela reposição energética no organismo.


  • · Centro esplênico


Situa-se próximo ao baço. Está relacionado com o plexo mesentérico e o baço.



É responsável pelo funcionamento do baço. Regula a distribuição e a circulação dos recursos vitais, bem como a formação e a reposição das defesas orgânicas através do sangue.


  • · Centro cardíaco


Situa-se próximo ao coração. Relaciona-se com o plexo cardíaco.



É responsável pelo funcionamento do aparelho circulatório e pelo controle da emotividade. Regula as emoções.


  • · Centro laríngeo


Está situado próximo à laringe. Está relacionado ao plexo cervical.



Controla os órgãos da respiração, da fala e as atividades do timo, tireóide e paratireóides. Regula os fenômenos vocais. É um centro de força muito desenvolvido nos grandes cantores e oradores.


  • · Centro frontal ou cerebral


Situa-se entre os dois olhos. Está relacionado com os lobos frontais do cérebro e a hipófise.



Exerce influência decisiva sobre os demais centros de força, sendo responsável pelo funcionamento do Sistema Nervoso Central e dos centros superiores do processo intelectivo.



É responsável pelo funcionamento dos centros da inteligência. Comanda os 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.



Comanda, através da hipófise, todo o sistema glandular interno, com exceção do timo, tireóide e paratireóides (controlados pelo centro laríngeo).



Administra todo o sistema nervoso. O centro coronário fornece as energias e ele administra. Trabalha em movimentos sincrônicos e de sintonia com o centro coronário, do qual recolhe os estímulos mentais, transmitindo impulsos e anseios, ordens e sugestões aos órgãos e tecidos, células e implementos do corpo por que se expressa.



É por este centro de força que podemos, segundo a nossa vontade, irradiar calma, alívio, equilíbrio e conforto a quem esteja necessitando, bastando usar a força do pensamento. É o centro de força responsável pelos poderes mentais.


  • · Centro coronário


Situa-se próximo à glândula pineal (ou epífise), no cérebro.



É o mais importante pelo seu alto potencial de radiações. Supervisiona todos os demais centros de força, pois é este centro de força que recebe, em primeiro lugar, os estímulos do Espírito encarnado. Nele se estabelece a ponte entre os planos espiritual e material.



Dele emanam as energias de sustentação de todo o sistema nervoso. É o grande assimilador das energias solares e captador dos raios que a Espiritualidade Superior envia para a Terra, capazes de favorecer a sublimação das almas. Esse centro de força desenvolve-se na proporção da evolução espiritual.



Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

Este blog é melhor visualizado no Firefox!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP