___________________________________________________________________
Sejam bem-vindos ao blog 'Magnetismo'!

Abordaremos aqui temas especialmente relacionados ao 'Magnetismo Animal', suas aplicações aos métodos de cura e sua ligação com a Doutrina Espírita, entre outros temas afins.

Agradecemos a sua visita!
___________________________________________________________________

O Filme Dr. Mesmer


Um problema em relação a este filme é encontrar quem venda. Apesar de ter um público interessado, hoje só encontramos com colecionadores, e não é fácil achar.


Em todos os DVDs que encontramos desse filme a imagem deixa a desejar, pois ele só foi lançado em VHS e os DVDs que são oferecidos foram transformados para essa linguagem.


Assim, quando estamos assistindo muitas vezes percebemos aquela leve “travadinha”.


O filme em si não é tão ruim, a história se segura nos fatos, dando apenas leves escorregões colocando um pouco mais de “pimenta” à trama.


Os trechos do filme que mostram os trabalhos de magnetismo de Mesmer são parecidos com a imagem que eu tinha na minha mente após ler o livro.


Outro ponto que chama a atenção são pequenos momentos onde se vê Dr. Mesmer fazendo suas colocações de como funciona o processo de cura.


No clímax do filme ocorre na cura da pianista, que de fato, existiu, e sua melhora realmente gerou muita controvérsia, mas não sei afirmar se tudo ocorreu como colocado sobre a trama que envolve a personagem.


Alan Rickman traz Mesmer um pouco mais agitado e inseguro do que de fato era, na literatura que tenho mostra uma carta com uma descrição de uma pessoa com voz mais mansa e grave, demonstrando ser uma pessoa muito culta e de maior presença.


Um ponto intrigante para quem leu a literatura, é sobre sua relação com a família, pois de fato os personagens que ali estão existiram, mas a postura de Mesmer perante eles não me parece ter sido da forma que foi colocada no filme.


Observo que muitas das crises do filme apresentam-se como um ataque de histeria. Achei falta de criatividade dos roteiristas, pois li relatos que com o magnetismo animal foram tratados diversos tipos de enfermidades.


Fiquei com a impressão que a direção do filme achou mais fácil e “barato” os atores apenas espernearem e se debaterem ao invés de perder tempo com maquiagens e produção. Acredito que não havia necessidade de tanta gritaria...


Necessitando de algumas correções, o filme nos traz uma história verídica de um homem que criou uma ciência chamada “Magnetismo Animal”, que, por ir contra todos os conceitos de terapia da época, sofreu perseguição e foi negada pela sociedade médica. Antecedeu e abriu caminho para os conceitos do espiritismo. Kardec sempre trata de Mesmer e do Magnetismo Animal com muito respeito e carinho, sempre defendendo sua causa e seus propósitos.


OBS: Lembrando que todas as técnicas de magnetismo de cura devem ser trabalhadas em nome da caridade! Quando algum operador fugir deste conceito afaste-se dele!

Blog 'Espírita na Net' - Posts Recentes

Visite!

Clique no livro e leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

IP
Este blog é melhor visualizado no Firefox!
Firefox

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP