O Filme Dr. Mesmer
Um problema em relação a este filme é encontrar quem venda. Apesar de ter um público interessado, hoje só encontramos com colecionadores, e não é fácil achar.
Em todos os DVDs que encontramos desse filme a imagem deixa a desejar, pois ele só foi lançado em VHS e os DVDs que são oferecidos foram transformados para essa linguagem.
Assim, quando estamos assistindo muitas vezes percebemos aquela leve “travadinha”.
O filme em si não é tão ruim, a história se segura nos fatos, dando apenas leves escorregões colocando um pouco mais de “pimenta” à trama.
Os trechos do filme que mostram os trabalhos de magnetismo de Mesmer são parecidos com a imagem que eu tinha na minha mente após ler o livro.
Outro ponto que chama a atenção são pequenos momentos onde se vê Dr. Mesmer fazendo suas colocações de como funciona o processo de cura.
No clímax do filme ocorre na cura da pianista, que de fato, existiu, e sua melhora realmente gerou muita controvérsia, mas não sei afirmar se tudo ocorreu como colocado sobre a trama que envolve a personagem.
Alan Rickman traz Mesmer um pouco mais agitado e inseguro do que de fato era, na literatura que tenho mostra uma carta com uma descrição de uma pessoa com voz mais mansa e grave, demonstrando ser uma pessoa muito culta e de maior presença.
Um ponto intrigante para quem leu a literatura, é sobre sua relação com a família, pois de fato os personagens que ali estão existiram, mas a postura de Mesmer perante eles não me parece ter sido da forma que foi colocada no filme.
Observo que muitas das crises do filme apresentam-se como um ataque de histeria. Achei falta de criatividade dos roteiristas, pois li relatos que com o magnetismo animal foram tratados diversos tipos de enfermidades.